FUNGUAP – Engates Rápidos e Conexões

A Linha Safety Breakaway e a Sustentabilildade.

Compartilhe esse post

É muito importante que hoje em dia haja um equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade. Casos em que essa balança não é levada em conta podem culminar em acidentes que impactam o meio ambiente de forma negativa. Desse modo, um bom exemplo de tecnologia aliada as demandas do meio ambiente é a linha de conectores de segurança Safety Break Away da FUNGUAP®. Essa linha se divide em dois conectores diferentes, e ambos têm a função de resolver possíveis vazamentos acidentais.

Neste viés, uma empresa que busca esse equilíbrio e presa pela segurança ambiental, começa a buscar soluções para um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a tecnologia se mostra como a maior aliada para combater esses problemas ambientais.

Com essas preocupações cada vez mais em pauta, diversas soluções para evitar o impacto ambiental negativo já são realidade no mercado, e é crucial se manter atento as soluções sustentáveis que a tecnologia nos proporciona. A linha Safety Break Away da FUNGUAP a seguir é um exemplo desse equilíbrio.

SÉRIE BWI – INDUSTRIAL SAFETY BREAK-AWAY

O primeiro é o conector de segurança na versão industrial, os conectores série BWI foram desenvolvidos para serem utilizados em instalações de transferência de produtos industriais. Sua instalação deve ocorrer entre a unidade móvel e uma estacionária. Normalmente utilizada entre um meio de transporte e a fonte fixa do fluído.

O conector foi desenvolvido para ser o ponto mais frágil do conjunto de carregamento, ou seja, quando aplicado alguma força excessiva ao equipamento, por segurança o conector rompe antes, protegendo todo o equipamento e garantindo a segurança do processo.

Ativa-se quando uma força axial ocorre até um ângulo de 90º graus, em qualquer direção, em relação ao plano de acoplamento. As válvulas fecham automaticamente, evitando vazamento e protegendo as pessoas e o meio ambiente.

Esse conector é aplicável para fluidos líquidos e gases, inclusive os com alta viscosidade. A série BWI conta com modelos de diferentes formatos de conexão (rosca interna, rosca externa e flange) se adaptando ao formato que seu equipamento demandar.

SÉRIE BWN – SAFETY MARINE BREAK-AWAY

Essa linha trata-se dos conectores de segurança para mangueiras de abastecimento, modelo naval FUNGUAP. Por isso, a série BWN é apenas para utilização offshore, entre duas linhas de mangueiras, nas operações de transferência de produtos navio/plataforma e navio/navio.

Desse modo, esse modelo tem o fim de prevenir acidentes, eliminar derramamentos indesejáveis de produtos e minimizar a exposição do pessoal e do meio ambiente, agindo de forma rápida e segura.

Essa série de conectores tem como característica principal a proteção contra esforço excessivo de mangueiras de abastecimento fazendo com que o conector de segurança entre em operação caso haja risco de rompimento, evitando assim acidentes ambientais.

Em caso de esforço excessivo das mangueiras de abastecimento, o conector de segurança entra em operação, fechando automaticamente e minimizando o derramamento do produto. Projetado para romper apenas por esforço linear, permitindo assim sua adaptação ao ambiente marinho.

Essa série também conta com diferentes formatos de conexão (rosca interna, rosca externa e flange) se adaptando ao formato que seu equipamento demandar.

Conclusão

A responsabilidade ambiental tornou-se um imperativo para as empresas modernas. Dessa forma, reconhecer e abraçar a importância de práticas sustentáveis ​​é também uma estratégia inteligente de negócios. O desenvolvimento sustentável não se limita a preservar o planeta para as gerações futuras, mas também está intrinsecamente ligado à eficiência operacional, à redução de custos e à inovação tecnológica.

Por isso, produtos como o Safety Break Away da FUNGUAP, existem para atender as demandas por produtos tecnológicos que ajudem a indústria na mitigação riscos ambientais cada vez mais cobrado pelo mercado mundial.